Exu (Orixá)
Exu é uma das mais importantes divindades africanas, podemos dizer que sem ele o mundo não faria sentido, pois é ele quem faz a comunicação entre o Orun com o Aiyê. Exu se dá nesses encontros, por isso é representado pelo encontro de estradas, as encruzilhadas.
Seguindo essa linha, torna-se compreensível Exu se relacionar com todos os orixás e com todos os seres dos reinos mineral, vegetal, animal e humano, Exu fala todas as línguas. Por isso é atribuído a ele o poder de manipular o ebó, para que traga alívios aos sofrimentos humanos. Ele fornece a energia necessária para a manipulação e transporte, estabelecendo os canais de comunicação, por essa razão Exu é sempre oferendado primeiro.
Sua oferenda se dá no Ipadé ou popularmente conhecido como Padê. O Ipadé consiste de preparativos culinários, muitas vezes farofa e sacrifícios animais. O Ipadé seria como se estivéssemos pedindo para Exu ficar de guardião e mensageiro, para que avise aos orixás que estamos precisando deles no Aiyê (Terra).
Reciprocidade é algo intrínseco em Exu, pois ao cultuá-lo é necessário que saibamos cuidar. Não usarei a palavra “agradar”, pois sinto que soa como algo de puro interesse da parte de Exu, eu diria retribuir, alimentar o Axé. Exu não é algo que se pede, se ativa e esquece, com Exu está firmado um elo de disciplina e ordem.
É necessário paciência para adquirir ordem, organização e disciplina com Exu, pois o caos e a bagunça é o caminho para essas virtudes. Digamos que Exu nos tira da zona de conforto, nos diz a verdade para que possamos estabelecer um balanceamento justo de nossas ações e sentimentos, a fim de transformarmos nossa vida. Tal é o motivo da palavra Exu significar esfera, sempre em movimento!
Exu tem forte ligação com a sexualidade, a fertilidade masculina, mas não restringindo somente ao sentido sexual e sim a vitalidade como um todo para o ser diante da vida e suas adversidades. O caráter sexual de Exu é muito relacionado com o vodun daomeano Legba, que possui características e atribuições muito semelhantes. Suas estatuetas são muito representadas por um caráter fálico bem acentuado.
A vitalidade se dá, não somente no sentido sexual, como também em ser vital diante da vida. Ter a energia, ação, diante dos mais diversos aspectos da vida, a vitalidade de estar vivo.
Exu é o Orixá guardião do Axé, e é cultuado por todas as tribos Iorubás, sendo representado em seus assentamentos com pedra porosa ou um monte de terra modelado (sem muita precisão) na forma humana, com olhos e bocas feitos de búzio.
Sua saudação mais conhecida é “Láròíyé” (Salve o que anda na Terra ou salve o mensageiro). Além dessa, outras saudações são usadas para Exu, muitas vezes dependendo da situação ou qualidade do Orixá. Elas são:
∙ Mojubá: Soaria algo como “Exu, a vós meus respeitos”.
∙ Elegbara ou Bará: Essa expressão remete muito à virilidade, à força de exu, seria se estivéssemos dizendo “Exu, aquele que é detentor do poder”.
∙ Ina Ina: É um termo de origem Iorubá que se pronuncia como “inã”, e sua etimologia está relacionado a algo como Exu do fogo. Como no caso anterior, essa é uma saudação que faz parte do mistério Exu.
∙ Odara: É uma terminologia muito usado para simbolizar o belo.
∙ Ojixé: É uma qualificação e saudação sobre Exu e a regência dos caminhos.
∙ Kobá Laroié: O termo Kobá é entendido como uma reverência a rei, seria algo como “Salve Rei Exu”.
Os termos de saudação colocados acima estão com seus significados de forma resumida, seria interessante uma busca e pesquisa mais profunda para cada um deles, em um post futuro, trarei melhor cada uma delas.
E para finalizar, vou trazer as 16 principais qualidades do orixá Exu:
∙ Exu Yangi: Primeiro Exu criado, é o Exu ancestral que representa todos os Exus individuais. É a pedra de laterita, vermelha – montículo de terra e protoforma que dá unidade a Exu. Divindades relacionadas: Oxum e Oxalá.
∙ Exu Agbà (ou Agbo): Exu ancestral; muito ligado a Exu Yangi e também representante da Criação. Veste branco. Divindades relacionadas: Exu Yangi e Orunmilá.
∙Exu Igbá Ketá: Exu ligado ao número três e à triplicidade. É representado por três cabaças.
∙Exu Okòtò: Exu da evolução, da espiralidade e do infinito. Usa como símbolo os caracóis espiralados. Divindade relacionada: Ajé Xalungá.
∙Exu Obá (ou Exu Babá Obá): Rei dos Exus; Exu ligado ao poder real. Divindade relacionada: Xangô.
∙Exu Odàrà: Exu do branco, Senhor da felicidade, da calmaria e da benesse. Veste branco, com poucos adereços vermelhos e pretos. Divindade relacionada: Oxalá.
∙Exu Òsíjè (ou Ojixebó): Como Exu Eleru (Elebó), é um Exu das oferendas e principalmente dos sacrifícios. Ojisé leva ao Orun e a Olodumare os pedidos da humanidade. É um dos grandes aspectos de Exu como mensageiro divino. Divindades relacionadas: Exu Eleru, Olodumare, Orunmilá.
∙Exu Elérù: É o Exu do carrego, auxiliando a humanidade a se desvencilhar dos atrapalhos. Veste preto e vermelho. Divindades relacionadas: Babá Egum, Odus.
∙Exu Enu Gbáríjo: É o Exu que transforma as oferendas e sacrifícios em benefícios para os fiéis. Representa a boca coletiva dos Orixás.
∙ Exu Elegbárà: É o Senhor do Poder, o Exu da transformação e da magia. Vermelho, preto e branco. Carrega cabaças com a força da propagação. Divindades relacionadas: Ogum, Yemanjá.
∙ Exu Bárà: Exu ligado ao corpo humano. É ele que dá movimento aos nossos corpos e se liga à circulação do axé em nosso corpo. É o mensageiro entre o Ori e as Divindades. Divindades relacionadas: Ori e o Orixá principal (eledá) de cada um de nós.
∙ Exu L’Onan: É o Exu de todos os caminhos, portões e porteiras. Traz os clientes e amigos e vigia as entradas. Veste vermelho, preto e azul arroxeado. Carrega foice. Divindades relacionadas: Oxum, Oyá, Ogum.
∙ Exu Ol’ Obé: Senhor da faca ritual, saudado no início dos sacrifícios. Ele é também o guardiãodas oferendas deixadas em locais públicos. Veste azul arroxeado. Divindadesrelacionadas: Ogum (principalmente Xoroquê), Exu Ojisé, Exu Eleru.
∙ El’Ébó: Senhor das oferendas, portador e mensageiro. É sempre o primeiro a ser invocado. Veste preto e vermelho, é dono do dendê (Epô Pupá); Ele é quem carrega o dendê na peneira.
∙ Exu Alàfiá: Exu da satisfação plena. Divindade relacionada: Orunmilá.
∙ Exu Oduso: Exu que vigia os processos oraculares para que não haja perguntas inapropriadas e nem mentiras por parte do advinho. Tem seu rosto retratado no Opon Ifá. Divindades relacionadas: Exu Akesan, Orunmilá, Oxumarê e Oxum.
Isso foi um pouco sobre Exu, divindade Africana que muitos demonizam, que muitos temem ser amaldiçoados, mas que poucos entendem ou ousam buscar entender. A única verdade concreta que temos sobre o senhor da controvérsia é que não se pode definir Exu.
Mojubá! Muito axé a todos!
Leon Ferrari
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